Há uns dias uma amiga me enviou um link com um vídeo pelo facebook. Nesse vídeo ouvi uma voz que me conquistou logo que dei o play no vídeo.
Uma voz doce e incrivelmente forte ao mesmo tempo. Uma canção linda, que logo no inicio consegue te emocionar e prender sua atenção.
Terminei de ver o vídeo e comecei a buscar por outro, outro e pronto... foi amor a primeira vista, ou melhor, a primeira nota.
Esse talento que tanto me impressionou é espanhol e tem apenas 22 anos e pouco mais de um ano de carreira, mas com todo potencial para reunir milhares de fãs tanto na Espanha como no mundo inteiro.  Apresento-lhes: Pablo Alborán.

Em 1 de fevereiro de 2011, Pablo Alboran lançou seu primeiro álbum na Espanha, em 15 de novembro lançou o segundo, em acústico , gravado ao vivo. E apenas um ano desde a sua primeira aparição, neste curto espaço de tempo, Pablo Alborán  tornou-se muito mais que um artista revelação. Seus dois álbuns permaneceram durante 17 semanas como número 1 nas lista espanholas, com sete discos de platina, é o artista  com mais álbuns vendidos na Espanha em 2011 e sua canção "Solamente Tú" foi a mais vendida do ano, foi indicado para três prêmios Latin Grammy Awards 2011 (Melhor Novo Artista, Melhor Álbum Pop Masculino e Melhor Canção), ganhou o Prêmio Revelação álbum de estreia Top 40 foi escolhida pela TVE e Record of the Year, foi reconhecido pelo iTunes Rewind Spain 2011 como Melhor Novo Artista e pelo iTunes Rewind Mexico como Melhor Artista Pop de 2011, ganhou o Cosmopolitan 2011 Melhor Artista Masculino do Ano.

Pablo Alborán nasceu em Málaga (Espanha) em 1989 e canta e compõe todas as suas canções, criando música inspiradora, com uma solidez, riqueza e qualidade única para a cena pop latina. Ao ouvir canções como "Perdoname" ou "Solamente Tú" (para citar apenas dois de seus maiores sucessos), imediatamente nos damos conta de estamos diante de um artista original, um compositor de alta qualidade, sério, sensível, intuitivo, surpreendente, um artista que produz com precisão de um artesão, pop com raízes genuinamente do sul da Espanha e da Andaluzia, emocionante e universal.

O sucesso de Pablo Alborán começa a quebrar fronteiras. Seu último álbum em acústico é No. 1 em Portugal com a platina, como seu primeiro single "Perdoname" (um dueto com a portuguesa Carminho ). Viajará proximamente pela terceira à América Latina para continuar a multiplicar admiradores de suas músicas. Já se apresentou anteriormente em países como Argentina, México e Estados Unidos, onde ele se apresentou ao vivo na cerimónia dos Prémios Grammy Latino 2011. Hoje, seus discos também estão disponíveis em países como os EUA, México, Argentina, Colômbia e Chile, entre outros.


"Pablo Alborán começou a se tornar famoso no YouTube cantando suas canções sentado no sofá branco em sua casa (Vídeo). Pouco tempo depois já fazia apresentações de suas canções com seu violão em clubes na Espanha e antes de lançar seu primeiro álbum os fãs já estavam a espera. Em 2011 fez mais de 60 shows, começando em lugares pequenos e terminando o ano em 20 de Dezembro com um show em Madrid Sports Palace em frente de 15.000 espectadores."

Relacionamento de Pablo com seus fãs vai além do convencional, é algo sólido e profundo. Ele está sempre em comunicação através das redes sociais e tem contato pessoal com seus fãs nos concertos. Foram são seus fãs que levaram Pablo Alborán a se tornar um artista de sucesso em menos um ano. E Pablo não esquece e é sempre grato, sabendo que sem eles nada disso teria sido possível e que seu sucesso é a emoção que se transformou em música.

Tenho certeza que essa história ainda terá muitos capítulos. Pablo tem talento e um carisma incrível. Sua voz e personalidade se assemelham bastante ao do cantor David Bisbal. Então se você admira a musica de David, não se arrependerá de ouvir e conhecer o “Pablito”. O seu primeiro álbum é excelente e leva o seu nome “Pablo Alborán” – 2011. Eu ouvi e é ótimo. Recomendo.
Aqui no Brasil Pablo já tem algumas fãs, e acredito que depois de terem lido essa matéria e terem conhecido um pouco mais da história desse talento, esses fãs se multiplicarão com certeza.
Deixo como sempre um set list com algumas canções de Pablo para o seu deleite. Apreciem sem moderação.




Onde encontrar Pablo Alborán:

Não esqueça de visitar a nossa pagina de Fotos e a página de vídeos, onde encontrará imagens e vídeos do Pablo Alborán e vários artistas latinos já apresentados aqui.


Matéria por Janna Santos



Como a musica “Danza Kuduro” está fazendo sucesso aqui no Brasil, resolvi que já era hora de falar sobre o reggaeton. Isso mesmo, essa musica não é do cantor Latino. É sim uma das representantes desse estilo chamado Reggaeton. Quer conhecer?

O reggaeton, conhecido como new reggae, é um estilo musical que varia do reggae jamaicano, influenciado pelo hip hop das zonas de Miami, Los Angeles e Nova York latina. As particularidades do reggaeton são suas letras que falam de locais do Porto Rico e sua influência de outros estilos musicais hispanos, como a salsa e bachata. Nasceu a partir de festas que os DJs colocavam mais batidas nas músicas de reggae, especificamente o dancehall, fazendo ficar mais dançantes do que antes.

Don Omar
Começou a se espalhar no inicio dos anos oitenta como ritmo underground (clandestino ou não elitizado), com músicas de rap em espanhol com conteúdo forte, como Soy de la calle do portoriquenho Vico C. A atração pelo rap deu fruto a grandes músicas como "La Escuela" de Ruben DJ e "Gata Sanduguera" de Mey Vidal. A fusão do ritmo reggae, com o rap em espanhol, deu como origem uma fusão que foi evoluindo até o reggaeton de hoje.
As peculiaridades deste estilo de música são suas letras, cantadas em espanhol, e a influência de outros estilos latinos como Bomba e Salsa .
O nome reggaetón vem da junção das palavras "reggae" e "maratón" ("maratona", nome que se dá a um concurso de rima típico do rap), proveniente da região do caribe. Reggaeton é um gênero musical relativamente novo que se tornou popular nos países do Caribe a partir da década de noventa.
O nome reggaeton só foi criado e se tornou conhecido entre 1994 e 1995, em Porto Rico. Os artistas como El General, Nando Boom, Chico Man, Rene Renegado, Black Apache, são considerados os DJs precursores do estilo, já que misturavam reggae jamaicano com ritmos latinos.

O Público do Reggaeton:

Como o Hip Hop dos Estados Unidos, o público principal do Reggaeton é o publico jovem. Em Puerto Rico, os jovens se animaram a criar esse estilo, depois de ouvir rap em espanhol cantando por vários artistas panamenhos, em seguida, adicionaram um pouco de ritmo a partir da bomba e da Salsa .

Países onde o Reggaeton é popular:

Calle 13
Reggaeton foi criado, a princípio, e ficou bem conhecido no Caribe , e em Porto Rico. Mas com popularidade do estilo logo se espalhou rapidamente para outros países como a República Dominicana, Peru, Venezuela, Colômbia, México, Panamá, Nicarágua e  Cuba. Nos últimos tempos, tem aparecido nos Estados Unidos, particularmente nas áreas urbanas como Nova York e Miami, têm grande concentração de latinos.

Atualmente, Reggaeton é conhecido em quase todos os países de língua espanhola, incluindo, é claro, Espanha, em que entrou forte no mercado musical espanhol, chegando a se fundir musicalmente com flamenco.

Cantores mais populares:

Atualmente, Tego Calderon ,Wisin y Yandel, Don Omar e Daddy Yankee são alguns dos maiores expoentes do reggaeton, mas o crescimento explosivo na popularidade do gênero promete trazer muitos artistas, discotecas e salões de dança onde você pode ouvir e apreciar deste gênero. Tudo isso, para estar no auge da vanguarda da cultura jovem urbana latina.


Wisin y Yandel
Particularmente eu acho muito bom o ritmo e a batida do reggaeton, mas considero "algumas" (não são todas)  das letras um pouco fortes, ou até mesmo obscenas. Mas se procurarmos bem encontramos boas musicas que representam bem o estilo. Eu curto muito Calle 13 e recomendo. Deixando claro que isso é uma opinião pessoal.

Para quem Conhece e gosta ou quer conhecer o reggaeton, fiz uma pequena seleção de musicas para vocês curtirem:






Latinos Online