Hoje quero falar brevemente de Ricardo Esteban Valenzuela Reyes, o nome não é nada conhecido talvez o nome artístico fique mais fácil lembrarem, Ritchie Valens. Ainda não sabem de quem se trata, mas com certeza você já ouviu, cantarolou ou ate mesmo ouviu alguém cantar o grande sucesso LA BAMBA”.
La bamba é um dos maiores hits latinos de todos os tempos, a canção é uma releitura de uma música folclórica mexicana, de mesmo nome.
Ritchie Valens músico de descendência mexicana, mas não falava a língua bem à língua espanhola, nascido em Pacoima subúrbio de Los Angeles, Califórnia. Na chamada Era Rockabilly, a carreira de Ritchie estava em ascendência quando em 3 de fevereiro de 1959 morreu em um acidente de avião, juntamente com os músicos Buddy Holly e Big Bopper.
A tragédia ficou conhecida como “o dia em que a música morreu” que foi retratada na canção American Pie, de Don Mclean. No Brasil Raul Seixas preferiu dizer sobre aquele 3 de fevereiro, “o dia em que o rock bateu as botas”.
Ritchie teve uma carreira muito breve produziu apenas dois álbuns; antes de se interessar pelo rock, Valens tinha sua base musical no pop, jazz e música folclórica mexicana.
A música La bamba foi titulo de um filme que contava a história de Ritchie. A canção também foi gravada pelo grupo Los lobos.
La bamba fez grande sucesso, iniciando no México e expandindo em todo o mundo. La bamba ainda teve outras versões na voz da banda de punk rock Rancid, na voz de José Feliciano.
Se não conhece a música La bamba ou nenhum sucesso do Ritchie Valens passa na pagina de vídeos e confira.



Natalia Lafourcade é uma cantora/compositora/instrumentista mexicana com descendência franco-chilena, jeito e tamanho de criança mas que faz um trabalho de gente grande. Parece até que tem uma orquestra sinfônica na cabeça dessa artista singular cujas músicas, em alguns momentos, me lembram muito em sonoridade, atitude e criatividade, da islandesa Björk.

Lafouracade desponta com um talento harmónico muito singular, filha de grandes músicos ela se mostra intima dos instrumentos, o que a leva a ousar em cada melodia. 
Lançou seu primeiro álbum  homônimo , em 2003, tendo como principais sucessos ‘Busca un problema’, ‘Te quiero dar’ e ‘En el 2000’. 
Em 2005 revela ao mundo o álbum Casa, (muito bom por sinal com pitadas de bossa nova, jazz e rock indie) com sua breve banda La Forquetina . Com este álbum ganha o Grammy Latino de Álbum de Rock. No ano seguinte anuncia a volta à sua carreira solo.

Fez uma participação com sua banda La Forquetina no primeiro DVD do grupo Reik -  Session Metropolitana -  cantando em dueto com Jesus Navarro a musica ‘Amarte Duele’.
 E o terceiro álbum em 2008, (novamente em carreira solo), altamente experimental, uma vez que Las Cuatro Estaciones Del Amor é totalmente instrumental e desafiador aos nossos ouvidos com apenas quatro sinfonias cujos títulos (Verano, Otoño, Invierno e Primavera) 
 O álbum Hu Hu Hu, que tem como primeira música de trabalho ‘Azul. Participou ainda das trilhas dos filmes ‘Amar te Duele’ e ‘Temporada de Patos’, do acústico da Julieta Venegas e de outros projetos como o ‘Viva Tin Tan’ (tributo ao ator German Valdés, aka Tin Tan) e ‘X’ (comemoração aos dez anos da banda Intocable).

Para mim esse álbum é o seu melhor trabalho. Onde vemos o encontro de sua identidade musical. O conteúdo desse trabalho revela sua ousadia e talento em canções como: Cursis Melodias, Let´s get out (ela canta algumas em inglês), Ella es Bonita e a Hora de Compartir. A letra, a melodia, a originalidade e o conjunto de tudo nessa canção, como diriam os mexicanos... me encánta!
 A pequena notável Lafourcade é tudo isso e muito mais! O novo CD já está sendo produzido e enquanto isso a vemos participando dos shows de Julieta Venegas (em um próximo post, falaremos desta fantástica artista).

Veja algumas FOTOS desta artista clicando AQUI
Veja alguns VIDEOS desta artista clicando AQUI


Set List Natalia Lafourcade:





Dulce Maria Espinoza  Saviñon, nascida na Cidade do México; cantora, atriz e compositora. Fez parte do maior fenômeno musical dos últimos tempos, conquistou milhões de fãs pelo mundo, o grupo RBD.
Com o fim do grupo em 2008 Dulce assinou contrato com a gravadora Universal Music, na qual lançou Extranjera e Extranjera II.
Em 2008 Dulce lançou o livro Dulce Amargo, com poemas e ilustrações de sua autoria. Os poemas foram sendo escritos enquanto fazia as turnês com o RBD, e sendo guardados ate o momento em que decidiu publicar.
E o talento para as artes parece ser de família, Dulce é sobrinha neta da artista plástica mexicana Frida Kahlo.
Dulce começou a escrever aos 11 anos de idade, compôs a primeira música com 13 anos, mas foi com o RBD que teve a oportunidade de gravar suas composições e onde teve maior exposição do seu talento.

Algumass de suas composições:
Quiero Poder – RBD
Te daria todo – RBD
Más tuya que mia – RBD
Lágrimas Perdidas – RBD
Déjame Ser  e El Verano – ambas para a trilha da novela Verano de Amor
Llévame – Homenagem ao RBD
Donde Sale el Sol – Canção gravada pela cantora e atriz Paulina Goto.
Inevitable – Extranjera
Luna – Extranjera
24/7 – Extranjera
Dicen – Extranjera
¿Quién Séras? – Extranjera

Em 2010 fez uma participação polemica na série Mujeres Asesinas, no qual interpretou uma assassina com problemas com sua identidade sexual. A polemica no episódio foi todo por causa de um beijo entre Dulce e Fernanda Castillo.

Prêmios:
Em carreira solo Dulce vem acumulando prêmios.
Em 2009 no Prêmio People en Español ganhou como Melhor Atriz Juvenil pela seu personagem Miranda na novela Verano de Amor.
Em 2010 - Prêmio Exa FM ganhou o Estrella Exa Fm.
- Prêmio People em Español ganhou como Mejor Cantante.
- Prêmio los 40 Principales ganhou o prêmio de Reconhecimento Artístico.
- Prêmio Top TVZ Multishow ganhou como Melhor Artista Internacional.
E em 2011 – Prêmios Juventud ganhou na categoria Quero Me Vestir Como Ela
- Prêmios Texas ganhou na categoria Mejor Artista Rock/Pop en Español.
- Prêmios Kids Choice Awards México ganhou a categoria Solista Latino Favorito.
- Prêmios Kids Choice Awards México ganhou também Premio Pro Social de los KCA México, por seu trabalho na Fundação “Dulce Amanecer”. Saiba mais sobre a fundação http://www.dulceamanecer.com.mx/ ou no Twitter @DulceAmanecerMx
- Meus Prêmios Nick levou pra casa o prêmio de Artista Internacional Favorito; na mesma noite ainda recebeu Disco de Platina pelas vendas de Extranjera.

E com tanto talento, carisma e fãs fieis, nos resta ficar de olho na ruiva porque muito sucesso ainda vem por ai.

Fã-clubes:
@orgullososdeDM  
@DulceManiacos 
@dulcitosworld
@DulceMariaWorld
@DMnoBrasil  

Poema:

“A veces, nuestros sueños caen al suelo
Como pedacitos de estrellas que poco a poco se apagan
Nuestro corazón, llora en silencio,
Y cuando las lágrimas caen, hielan todo el cuerpo
Y el corazón de tanto amar se convierte en hielo
Para no sufrir más, para ya no llorar,
Pero se volteas al cielo,
Te darás cuenta que quedan millones de estrellas
Y cada una es un sueño por cumplir,
Y la fuerza en tu interior,
Derretirá el hielo en tu corazón.
Solo nunca dejes de creer,
Porque el amor
Y tus sueños
Son la única puerta hacia la eternidad." Dulce Maria




#SetList Dulce Maria:




Quando falamos de música, também estamos falando de sensação! A música latina proporciona uma sensação incrível!
Se Shakira  é tudo o que você conhece sobre música latina, você realmente precisa dar um “update” no seu conhecimento musical.

Nós brasileiros estamos muito distantes das musicas feitas na América Latina e por esse motivo, deixamos de conhecer ótimas produções. E não é porque não gostamos do tipo de musica, mas sim porque não existe divulgação nos grandes veículos de comunicação nacionais, Ainda bem que para o meio alternativo existe a internet, que nos possibilita buscar músicas de vários estilos diferentes, de épocas diferentes e de qualquer lugar do mundo.

Há várias controversas sobre a origem da música latina, mas o que se pode dizer é que ela é uma combinação de sons espanhóis, africanos, europeus e latino-americanos.

Hoje, a música latina é popular em todo o mundo, particularmente na sua terra natal – América Central e do Sul, México, e Cuba. Entretanto, muitos países já estão adotando este estilo contagiante.  
Hoje, existem literalmente centenas de estilos de música latina, com cada país de língua espanhola acrescentando a sua própria interpretação.
 Assim como música pop de outras regiões do mundo, pop espanhol combinou os gostos de toda uma região que atrai – particularmente as novas gerações. Ex: La Oreja de Van Gogh, David Bisbal, Natalia Jimenez, Alejandro Sanz etc.

Temos as músicas latinas regionais (as instrumentais com flauta e todas as derivações da música dos povos latino-americanos) Os estilos são variados e eu aprecio muitos cantores. A música cantada em língua espanhola:
Julieta Venegas, Juanes, Diego Torres, Ha-Ash, Paulina Rubio, Paty Cantu, Leonel Garcia, Noel Schajris, Julio Iglesias, Luis Fonsi, Natalia Lafourcade, Luis Miguel, Espinoza Paz, Reik, Camila e muitos outros e a medida que os descubro aprecio mais ainda.

A mistura de musica latina com rock é tradiciona do Santana, um dos melhores guitarristas da atualidade, e da banda mexicana Maná, por exemplo!



E como não pode deixar de ser, fiz este set para deleite de quem gosta de músicas latinas!
Neste set tem alguns hits que tocam nas rádios hoje em dia, mas procurei fazer um set com bastantes músicas que não são tocadas por aqui, ou seja, você pode ficar conhecendo mais sobre o que toca por aí neste set! Ao ouvir uma música pela primeira vez a sensação é bem diferente!

 






Qual tipo de música você deveria escolher? Isso depende do gosto pessoal. Entretanto, tirar um tempo para aprender sobre a música latina ajudará você a decidir exatamente qual é seu gosto – e qual tipo de música você deve escolher para sentir-se bem. Não importa qual tipo você escolher. Com uma profunda história agregada nas culturas em todo o globo e a música latina está aqui para ficar.








Por Janna Santos

Latinos Online