La bamba: O sucesso
Hoje quero falar brevemente de Ricardo Esteban Valenzuela Reyes, o nome não é nada conhecido talvez o nome artístico fique mais fácil lembrarem, Ritchie Valens. Ainda não sabem de quem se trata, mas com certeza você já ouviu, cantarolou ou ate mesmo ouviu alguém cantar o grande sucesso “LA BAMBA ”.
La bamba é um dos maiores hits latinos de todos os tempos, a canção é uma releitura de uma música folclórica mexicana, de mesmo nome.
Ritchie Valens músico de descendência mexicana, mas não falava a língua bem à língua espanhola, nascido em Pacoima subúrbio de Los Angeles, Califórnia. Na chamada Era Rockabilly, a carreira de Ritchie estava em ascendência quando em 3 de fevereiro de 1959 morreu em um acidente de avião, juntamente com os músicos Buddy Holly e Big Bopper.
A tragédia ficou conhecida como “o dia em que a música morreu” que foi retratada na canção American Pie, de Don Mclean. No Brasil Raul Seixas preferiu dizer sobre aquele 3 de fevereiro, “o dia em que o rock bateu as botas”.
Ritchie teve uma carreira muito breve produziu apenas dois álbuns; antes de se interessar pelo rock, Valens tinha sua base musical no pop, jazz e música folclórica mexicana.
A música La bamba foi titulo de um filme que contava a história de Ritchie. A canção também foi gravada pelo grupo Los lobos.
La bamba fez grande sucesso, iniciando no México e expandindo em todo o mundo. La bamba ainda teve outras versões na voz da banda de punk rock Rancid, na voz de José Feliciano.
Se não conhece a música La bamba ou nenhum sucesso do Ritchie Valens passa na pagina de vídeos e confira.